19 de setembro de 2010

Caspa -Cuidados e prevenção

Oi Meninas...

Sabendo de um problema que tantas pessoas tem, mas não falam sobre o assunto, pois sentem vergonha, a caspa.Fico muito preocupada sobre o assunto, porque eu comecei do nada a sofrer de caspa, motivo? Simples, muito estresse e alimentação ruim, quero mudar tudo isso e é claro apoiar aquelas pessoas que também sofrem e ajudar a prevenir que isso aconteça. Para isso é essencial sabermos tudo sobre ela.

O que é?
- Diferente do que todo mundo pensa a caspa não é motivo de falta de higiene, mas de um problema sério que se não for tratado pode ficar descontrolado. A caspa pode ser seca ou oleosa, a oleosa é conhecida como seborréia. Esta por sua vez, não é contagiosa e é a forma mais grave da caspa, que é uma descamação do couro cabeludo.A dermatite seborréia pode irritar também partes do corpo que são oleosas.

Por que eu tenho caspa?
- Existem várias causas para o ser humano ter caspa, uma delas é o mau funcionamento das glândulas sebáceas, a mais comum é por causa do estresse e má alimentação (meu caso), esses dois fatores aumentam as possibilidades de se ter caspa. Um outro modo de se ter caspa  é através da proliferação do fungo pityrosporum ovale.

Prevenção:
- A caspa quando tratada cedo, pode ser até combatida por completo, mas não significa que ela nunca mais aparecerá . Pelo menos uma vez na vida o ser humano tem caspa , principalmente nas épocas mais frias do ano, devido o tempo  ficar seco, o couro cabeludo descama mais fácil. Como você pode prevenir a caspa?
• Alimentação equilibrada
• Evitar o estresse excessivo
• Praticar exercícios
• Enxaguar muito bem o cabelo e sempre lavá-los pelo menos dia sim, dia não.
Seguindo essas dicas você pode diminuir a probabilidade de se ter caspa. 

 Claro que é mais recomendável que a pessoa vá à um dermatologista que indicará um tratamento correto para o estágio da caspa. Existem produtos, como shampoos, que podem amenizar a caspa, mas podem também aumentá-la.

Espero que vocês sigam as dicas, tanto as meninas que tem caspa, quanto aquelas que não tem, para evitar um possível problema no futuro.Lembre-se que a caspa não é motivo de ter vergonha, portanto saiba assumir o seu problema, porque se não tratado pode levar a dermatite seborréia. Caspa não é sujeira e sim pele descamada, você tem nojo de si própria? então não tenha nojo da sua caspa (é complicado não ter) , mas com esse pensamento você poderá aprender a cuidar melhor e controlar esse problema.







Obs.: A matéria postada foi feita com base em pesquisas, mas é sempre bom consultar um profissional.



Beijos

Nenhum comentário: